√Ārea de concentra√ß√£o e Linhas de Pesquisa

A √°rea de concentra√ß√£o ‚ÄúLetras, Leitura e Produ√ß√£o Discursiva‚ÄĚ est√° ancorada no perfil e na trajet√≥ria do PPGL, tendo o objetivo de promover estudos e investiga√ß√Ķes que propiciem o aprofundamento te√≥rico-metodol√≥gico com epistemologias variadas que repercutam nos campos dos estudos do texto e do discurso, da leitura e forma√ß√£o do leitor, da produ√ß√£o e recep√ß√£o do texto liter√°rio. Tais campos, caracterizados pela interdisciplinaridade, consistem na significativa rela√ß√£o entre estudos lingu√≠sticos e estudos liter√°rios. Assim, a interdisciplinaridade dessa √°rea pressup√Ķe converg√™ncia e complementaridade, o que significa, de um lado, a transfer√™ncia de conceitos te√≥ricos e metodol√≥gicos e, de outro, a combina√ß√£o de diferentes linhas te√≥ricas na compreens√£o ampla da natureza e do funcionamento da linguagem humana.


O PPGL é composto pelas seguintes linhas de pesquisa:

 
  • Constitui√ß√£o e interpreta√ß√£o do texto e do discurso:¬†Estudo de procedimentos de constitui√ß√£o e de interpreta√ß√£o do texto e do discurso com base em diferentes teorias da enuncia√ß√£o e do discurso. Caracteriza-se pela preval√™ncia do ponto de vista interdisciplinar, visto que os estudos sobre texto e discurso distinguem-se pela variedade de enfoques te√≥ricos oriundos de diferentes concep√ß√Ķes de linguagem. Dentre elas, destacam-se as concep√ß√Ķes dial√≥gica, s√≥cio-hist√≥rica, enunciativa, sociointeracionista e argumentativa. Nesse sentido, o texto √© estudado do ponto de vista da organiza√ß√£o estrutural, da enuncia√ß√£o e dos seus efeitos sobre o enunciado. Os estudos realizados nesta linha visam tanto √† produ√ß√£o do conhecimento quanto √† sua divulga√ß√£o, aplicadas ao ensino de leitura e produ√ß√£o de textos.
  • Leitura e forma√ß√£o do leitor:¬†Desempenha papel unificador no PPGL e estuda os processos de leitura de textos verbais e n√£o verbais, de forma√ß√£o do leitor e do professor-leitor e da transforma√ß√£o dos mecanismos de intera√ß√£o entre leitor e texto diante de diferentes suportes. Essa constitui√ß√£o, estabelecida na pluralidade e complexidade da leitura, implica uma abordagem transdisciplinar, na qual s√£o atuantes tanto os estudos liter√°rios quanto os estudos lingu√≠sticos. Da literatura, a linha incorpora os estudos sobre a elabora√ß√£o e a interpreta√ß√£o das obras liter√°rias, nos g√™neros liter√°rios cl√°ssicos, atualizados e reatualizados, criativamente, em m√ļltiplos suportes e linguagens; dos estudos lingu√≠sticos, observa a linguagem como unidade de atualiza√ß√£o do sistema lingu√≠stico e como canal m√ļltiplo de intera√ß√£o.
  • Produ√ß√£o e recep√ß√£o do texto liter√°rio:¬†Estudo das condi√ß√Ķes de produ√ß√£o e recep√ß√£o do texto liter√°rio, focalizando o processo de cria√ß√£o e de interpreta√ß√£o da obra liter√°ria e examinando a atividade da cr√≠tica liter√°ria nesse sistema. Considerando o conceito de institui√ß√£o liter√°ria postulado por Julia Kristeva, em que se destacam dois aspectos: o da pr√≥pria literatura, a pr√°tica da escrita e o fato de esta inserir-se num c√≥digo que consiste em transpor, a partir de certo n√ļmero de imposi√ß√Ķes, uma experi√™ncia imagin√°ria ou real; e aquele configurado pelas margens da pr√°tica liter√°ria, como as revistas, os j√ļris, a¬†¬†academia, tudo o que consagra a experi√™ncia liter√°ria e lhe d√° uma possibilidade de chegar ao p√ļblico.